segunda-feira, 12 de abril de 2010

Big Brother: conceito, ou sem conceito?

Já se passou o tempo em que o Big Brother teve um conceito: eleger o concorrente com melhor personalidade, o maior brother da casa. Sendo assim, o vencedor deveria ser uma pessoa muito amigável, que soube ser amigo de todos e teve uma presença mais que agradável na casa. Mas com o decorrer das edições, esse conceito vem sendo perdido.
Há muito tempo que o reality show busca eleger candidatos não mais tanto pela personalidade, e sim pela tendência de causar polêmica. Não podemos afirmar que não começou assim. Porque começou. Os primeiros vencedores, das primeiras edições, foram pessoas legais, amigas, que não criavam confusão no decorrer do programa. Foram verdadeiros brothers e mereceram o prêmio.

Agora, se analisarmos os últimos vencedores, perceberemos que não ganhava o cara legal, e sim o mais provocante, ou até o mais pobre, o qual o publico decidia ser o mais necessitado do prêmio. Os candidatos a entrar eram sempre polêmicos, bonitos ou com uma boa historia para cativar o público, cada vez perdendo mais o conceito do programa.

No BBB 10, tivemos muita prova disso. Na casa, entraram três homossexuais, três caras fortes, e algumas mulheres bastante atraentes ao público. Sim, até entrou umas pessoas muito legais, mas foram eles os vencedores? Chegaram pelo menos ao fim? Não exatamente. Na final, sobraram três pessoas: Marcelo Dourado, Kadu, e Fernanda. Dos três, é possível dizer que o Kadu e a Fernanda eram pessoas bem vistas pelo público, como alguns outros que não chegaram perto da final. Abrindo espaço para pessoas como a Lia, que gostava bastante de uma confusão.

No fim, quem ganhou? O brother legal, Kadu? A inocente e querida Fernanda? Não. O Dourado. Um cara que com um histórico pesado, envolvimento com drogas e polícia, criou polemica do começo ao fim do programa, falou coisas absurdas e erradas sobre homossexualismo, e insultou diversos participantes da casa.
Ele foi sim o mais atrevido, e o mais grosso. Histórias tristes sobre seu passado e sobre sua atual situação foram contadas pela mídia, o povo sentiu pena e apego a ele, e ele é hoje o vencedor do BBB 10, com direito ao prêmio de R$1,5 milhão.
Então pergunto: Big Brother Brasil, ainda tem seu conceito inicial, ou já o perdeu nessa jornada de 10 anos?

Victor Barbato

Nenhum comentário:

Postar um comentário